Anos Dourados (parte 2): Desenvolvimento do Design na Europa

Como vimos na postagem anterior sobre os Anos Dourados, o Design da década de 1950 seria marcado pelo seu contexto histórico mundial, especialmente pelo desenrolar da Guerra Fria e pela influência do “American Way of Life”. O crescimento do capitalismo, especialmente por meio dos EUA, atuando através do Plano Marshall, proporcionou uma facilidade de consumo, principalmente na Europa, alimentando as esperanças de uma vida pós guerra mais acessível a partir do conforto econômico.

O crescimento do capitalismo, proporcionou uma facilidade de consumo, principalmente na Europa – Fonte: https://pin.it/2lj2ldh

Dentro desse contexto, houve espaço para o desenvolvimento de um design maioritariamente funcional, devido, principalmente, à necessidade de itens mais leves e práticos durante o pós-guerra. Focado no Neofuncionalismo e na “Boa Forma”, seus interesses eram direcionados para a função do objeto, com construções mais “limpas”, destacando a utilidade da criação.

Revista de decoração da época – Fonte: https://the50s.tumblr.com/post/3602639459/better-homes-and-gardens-february-1955

O Design na Itália: Buscando um design independente, surge a “linha italiana”, baseada numa adaptação moderna do “American Way of Life”. Diferentemente do que predominava no período, o país alinhou a criatividade artística à função dos objetos. Algumas criações italianas de destaque na época foram a motoneta Vespa e o Fiat 500.

Motoneta Vespa – Fonte: https://br.pinterest.com/pin/315252042679243020/

O Design na Escandinávia: Marcadas por possuírem os designer de móveis mais falados do período, a Dinamarca e a Suécia contavam com o destaque das produções artesanais, especialmente com a utilização de madeira, sendo a Dinamarca um grande nome na exportação de madeira teca. Devido, principalmente, à influência dos dinamarqueses, o design escandinavo se tornou conhecido pela união da tradição ao modernismo, popularizando móveis modernos e, ao mesmo tempo, aconchegantes.

A Escandinávia contava grande utilização de madeira e criações artesanais. Na imagem, a cadeira “The Chair”, também conhecida como “JH 501”, deHans Jørgensen Wegner – Fonte: https://blog.essenciamoveis.com.br/the-chair-a-cadeira-presidencial/

Um importante item dinamarquês da época foi a cadeira “The Chair”, também conhecida como “JH 501”, desenvolvida pelo marceneiro e designer Hans Jørgensen Wegner. Apoiado nas tendências da época, Wegner focou sua obra num design funcional e simples, e seus trabalhos no geral contavam com a madeira como principal e mais respeitada matéria prima, além de sua preferência para outros materiais naturais, que poderiam favorecer as linhas suaves, orgânicas e naturais de suas criações.

Wegner e algumas miniaturas de suas criações – Fonte: https://blog.essenciamoveis.com.br/the-chair-a-cadeira-presidencial/

The Chair é um grande exemplo das produções escandinavas, que priorizavam as linhas minimalistas, porém focadas no essencial: a função dos objetos.

Um produção simples, que prioriza sua função – Fonte: https://blog.essenciamoveis.com.br/the-chair-a-cadeira-presidencial/

• Fontes utilizadas:
https://sergiolongo.com.br/movel-design-anos-50/
https://blog.essenciamoveis.com.br/the-chair-a-cadeira-presidencial/
“Design – Uma Introdução” – Beat Schneider

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